Festa Cigana Santa Kali

Agenda Fixa - Três Rios


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

A festa da cultura cigana acontece desde 2003 em Três Rios, mas ganhou força depois de 2006, quando o então presidente Lula assinou lei conferindo cidadania ao povo cigano.

Espetáculos de dança cigana, leitura de mãos, cartomancia, oráculos diversos, música e comidas típicas reúnem 600 pessoas e mudam o cenário da Praça dos Peixinhos. Vêm ciganos da cidade e de fora também. O cigano Mio Vaciti, da novela Coração Cigano, e Miriam Stanescon, responsável por festas que acontecem no Rio de Janeiro, aparecem por lá.

Entre os destaques da festa, Marine Zaina lê o futuro na borra de café; Sara Pillar é cartomante;Wellington Santana de Souza, o Bruxo, é professor de dança e tem o dom da vidência. Carmem Curioni estudou dança cigana no Rio de Janeiro, com Iara Portes.

Sara Pillar nasceu em Três Rios e frequenta o acampamento cigano em Resende, onde há mais de cem barracas. Ela conta que no Rio há barracas ciganas em Angra dos Reis, Itaperuna e Campos. Seus pais trabalhavam no circo e o filho atua em circos no Rio. Pillar vive de escambos e diz, apontando para o dente de ouro, que carrega na boca o dinheiro que ganha.


Serviço

Quando:

Maio.


Endereço: Rua Barão do Rio Branco 783, Praça Antônio Mendes (Praça dos Peixinhos), Centro, Três Rios - Rio de Janeiro
Telefone: (24) 2252-2749 / (24) 99276-3737 (Carmem Curioni)
Email: carmen.curioni@hotmail.com

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações