Fazenda do Colubandê

Patrimônio Material - São Gonçalo


 

Galeria de Fotos

< >

Navegue pelo Mapa

A Fazenda do Colubandê é um dos monumentos históricos mais bem preservados de São Gonçalo. Parte da sesmaria doada ao colonizador Gonçalo Gonçalves, teve seu engenho vendido ao cristão novo Ramirez Duarte de Oliveira, que mudou de nome a fim de fugir da Inquisição. Em 1713, a fazenda foi confiscada pela igreja e entregue aos jesuítas. A casa grande foi construída em torno de um poço do século 17, de acordo com a tradição judaica, e não segue um estilo padrão, pois foi sendo reformada ao gosto de cada dono. O teto tem estilo oriental, as janelas mostram influência da época de Luís XV e o entorno do varanda possui 16 colunas em estilo grego-romano, com conversadeiras entre cada coluna.

A casa-sede foi erguida ao lado da capela de Sant'Anna, de estilo jesuítico e características mouras na parte de cima. Datada de 1618, foi construída em homenagem a Nossa Senhora de Montserrat. Passou por reformas em 1740, quando foram instalados nas paredes da capela-mor dois paineis de azulejos portugueses em estilo barroco-rococó. Um mostra a imagem de Sant’Ana, mãe da Virgem Maria, ensinando-a a ler e outro retrata o pedido de casamento de São Joaquim e Sant'Ana, avós de Cristo.

Em 1969, o antigo chão de madeira foi trocado pelo atual, de tijolo de barro. O conjunto arquitetônico da casa e fazenda foi tombado pelo Iphan em 1940 e pelo Inepac em 1965. Atualmente está sob responsabilidade do Batalhão Florestal e de Meio Ambiente da Polícia Militar.

Próximo à casa principal existe um mural em homenagem às mulheres assinado pela artista plástica Djanira, da década de 1960. Há também o Bosque da Saudade, construído em 2006, onde cada árvore representa um policial morto em defesa do meio ambiente. As visitas podem ser agendadas com Reginaldo Pinto, historiador e sub-tenente reformado da polícia, que trabalha como relações públicas do batalhão e escreve um livro sobre o local.


Serviço

Endereço: Rodovia Amaral Peixoto Km 9,2 (ao lado da Rua Expedicionário Ari Rauem), Colubandê, São Gonçalo - RJ
Telefone: (21) 2701-6833 / 9963-3863 (Reginaldo)
Email: bpfma.relpublicas1@gmail.com
Horário de Funcionamento:

Visitas devem ser agendadas por telefone

Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro Petrobras

Apple Store Google Play

Coordenação, Produção e Conteúdo    Diadorim ideias & comunicações